25º aniversário do primeiro Mars Rover da NASA
5 de julho de 2022Nesta segunda-feira (4), a astronomia comemorou uma grande conquista: há 25 anos, em 1997, a NASA pousou seu primeiro rover em Marte, enviando imagens da superfície marciana. Para isso, a agência estabeleceu o primeiro laboratório de ciência veicular em outro mundo, com a possibilidade de visitar vários locais durante o trabalho.
A missão, conhecida como Pathfinder, durou quase 10 meses, e a jornada de 83 dias de seu rover Sojourner abriu caminho para uma frota subsequente de exploradores interplanetários com rodas – incluindo dois ainda ativos em rovers baseados em Marte: Curiosity e Perseverance. De acordo com a Inverse, foram necessários três anos para montar a espaçonave Pathfinder e planejar a missão.
Durante sua descida, viajou pela fina atmosfera marciana a 7 quilômetros por segundo, pousando na superfície rochosa em apenas cinco minutos. “A Pathfinder é sem dúvida a sonda mais robusta que já enviamos a Marte. Outros têm ‘medo’ de rochas”, disse Matthew Golombeck, cientista do projeto da missão.
Ele disse que a equipe observou atentamente enquanto a espaçonave executava mais de cem comandos até completar sua ação mais importante: um sistema de airbag inteligente que seria acionado para amortecer o choque de seu precioso hardware da Terra durante o pouso e a decolagem. pó.
Além de mais de 12.000 imagens da superfície marciana, a missão realizou várias análises químicas do solo marciano, encontrando evidências que apoiam as descobertas do Projeto Viking de que a água pode ter fluído para a superfície marciana. Agora, 25 anos depois, mais exploradores robóticos passaram por Marte e mais humanos ainda estão lá. “Temos uma pequena frota de orbitadores, três espaçonaves, dois rovers e um lander”, disse Golombek. “Quero dizer, temos uma pequena comunidade lá fora.”
fonte : olhardigital.com.br