Bancos compartilharão dados para evitar golpes e fraudes

Bancos compartilharão dados para evitar golpes e fraudes

25 de maio de 2023 Off Por MasterYa

O Banco Central (BC) decretou nesta terça-feira (23) que os bancos e demais instituições financeiras sob sua jurisdição.

Pois obrigados a divulgar informações e dados sobre atividades fraudulentas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

O objetivo do BC com a norma é minimizar a assimetria informacional atualmente existente no processo de acesso a dados e informações utilizados para financiar procedimentos e controles que dissuadam atividades fraudulentas.

 

 

Este regulamento concebido para melhorar os controles internos dos bancos e aumentar a segurança das transações. Além disso, vale destacar que parcela significativa da população brasileira, especificamente 22%, relatou ter vítima de golpes envolvendo o Pix.

 

 

A escolha de aplicar essa regulamentação feita em resposta ao aumento de atividades fraudulentas, golpes e crimes cibernéticos que ocorrem no setor bancário. Essa decisão também  influenciada pela crescente dependência de plataformas digitais para transações financeiras, pagamentos e outras operações.

 

 

 

Segundo os registros, houve mais de 4,1 milhões de casos relatados em 2021, o que representa um aumento significativo de 2,6 milhões no ano anterior e 1,2 milhão em 2019.

 

  • fonte: tecmundo.com