Como a tecnologia está ajudando a reflorestar o planeta Terra
27 de outubro de 2023As mudanças climáticas são um assunto de grande importância para a comunidade científica, governos e empresas em todo o mundo.
Não é inesperado que numerosas organizações e governos já estejam a tomar medidas para minimizar o consumo de combustíveis fósseis e gases com efeito de estufa, num esforço para combater o problema.
Felizmente, a era atual é marcada por um aumento nos avanços tecnológicos que podem ajudar na preservação do meio ambiente e evitar um futuro catastrófico para a natureza e, consequentemente, para a humanidade.
O Brasil tem potencial para se tornar líder no mercado de créditos de carbono. Os créditos de carbono são uma forma de comércio que permite aos países cumprir as suas metas de redução de emissões. Estes créditos podem comprados e vendidos entre países e empresas.
O Brasil tem muito a oferecer em termos de redução de emissões de carbono, como a proteção da floresta amazônica. Ao fazer isso, o Brasil pode se beneficiar da venda de créditos de carbono no mercado internacional. Para entender mais sobre o crédito de carbono e o potencial do Brasil nesse mercado, continue lendo.
Para fazer face às alterações climáticas, podem tomadas diversas medidas, tais como a salvaguarda da biodiversidade, a conservação de habitats naturais e a reflorestação de áreas que esgotadas.
Além disso, os avanços na tecnologia podem utilizados para complementar ou suplantar os métodos convencionais de envolvimento nesses empreendimentos.
O mundo assistiu a uma diminuição significativa das áreas florestais, com milhões de hectares perdidos. Esse fenômeno pode atribuído a diversas causas, que vão desde atividades criminosas que promovem deliberadamente o desmatamento até a negligência e a falta de cuidados adequados.
Além de causar danos às áreas florestais, estas ações (ou falta de ação) podem impactar diretamente a biodiversidade, a perda de habitats naturais para vários animais e outras questões.
Para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a reflorestar o planeta, o TecMundo conversou com Adrien Pages, cofundador e CEO da startup franco-brasileira MORFO. Verificar!
O que é reflorestamento/reflorestamento?
A perda de solos férteis no Brasil e no mundo tornou-se um dos maiores problemas que a natureza enfrenta, tornando as mudanças climáticas ainda mais severas. Pense comigo: quanto menos árvores houver no mundo, maiores serão as emissões de gases de efeito estufa. Afinal, a natureza é a razão pela qual os seres vivos sobrevivem.
O processo de reflorestamento é uma das formas de evitar que as mudanças climáticas tenham impactos mais severos no planeta. O processo de replantação de árvores em áreas ambientais que reduzidas;
Isto, para restaurar florestas que perdidas devido à agricultura ilegal, mineração, desmatamento, incêndios e outras causas.
A MORFO é uma das empresas que tenta reverter o desmatamento no Brasil.
A MORFO é uma das empresas que tenta reverter o desmatamento no Brasil.
Fonte: Morfo
Simplificando, o objetivo da florestação restaurar florestas que destruídas devido a diversos problemas ambientais. Isto ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, restaurando habitats naturais, produzindo oxigénio e, claro, ajudando a Terra a absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.
“Existem 900 milhões de hectares no mundo que podem utilizados para reflorestação e florestação.
A meta das Nações Unidas é reflorestar 80 milhões de hectares por ano, mas ainda estamos a atingir apenas 8 milhões de hectares por ano. imperativo acelerar significativamente o processo de reflorestamento”, disse Adrian em entrevista exclusiva ao TecMundo.
Como a tecnologia pode ajudar a reflorestar o planeta?
A MORFO é uma startup franco-brasileira que desenvolve soluções em larga escala para o reflorestamento de ecossistemas no Brasil e em outras partes do mundo, principalmente em ambientes tropicais e subtropicais como Mata Atlântica, Amazônia e florestas equatoriais africanas.
Em partes destas áreas, as florestas desmatadas devido a crimes ambientais ou incêndios e tornaram-se improdutivas; por isso, a MORFO implementa um processo de reflorestação dividido em diferentes etapas.
O processo da empresa utiliza principalmente drones para semear grandes áreas; incluindo terrenos íngremes e inacessíveis. Por exemplo, um drone pode plantar até 180 cápsulas por minuto em 50 hectares por dia. A startup afirma que o processo é aproximadamente 50 vezes mais rápido que os métodos comuns de reflorestamento.
Antes do plantio, a MORFO avalia os locais de reflorestamento e cria cápsulas exclusivas para cada projeto, ou seja, são desenvolvidas especificamente para aquele solo.
Antes do plantio, a MORFO avalia os locais de reflorestamento e cria cápsulas exclusivas para cada projeto, ou seja, são desenvolvidas especificamente para aquele solo.
Fonte: Morfo