Desafios de dimensionar produtos digitais
21 de julho de 2022As empresas precisam se adaptar a um ambiente competitivo que exige cada vez mais agilidade para responder às mudanças regulatórias, pressão para melhorar as margens e para entender e responder rapidamente às expectativas dos clientes, tornando óbvia a necessidade de transformação digital. A tecnologia muitas vezes não é a principal dimensão de uma jornada de transformação digital, mas desempenha um papel importante para tornar a mudança bem-sucedida.
Acelerar os ciclos de feedback do cliente por meio de práticas modernas de engenharia e entrega de software na produção, estratégias arquitetônicas para modernizar sistemas legados, otimização de custos para cargas de trabalho na nuvem, segurança e garantia de conformidade são todas as funções que a TI desempenha neste exemplo de contexto. Nesse cenário de transformação digital, um dos principais desafios é atender a demanda por tecnologia.
Por exemplo, em um ambiente com várias equipes de engenharia, acelerar o processo significa lidar com várias necessidades comuns entre as equipes. A falta de uma estratégia técnica combinada com requisitos não funcionais e dependentes do tempo torna a criação e manutenção de software proibitivamente cara, tornando essas importantes iniciativas inviáveis.
O movimento Devops vai além da execução na nuvem com ferramentas modernas. É um conjunto de princípios e mudanças culturais no nível organizacional. Na prática, é assim que as empresas se organizam para entregar com mais rapidez e eficiência, muitas vezes abrindo mão ou reduzindo bastante a necessidade de silos organizacionais.
Esses princípios e práticas fazem sentido na transformação digital. Em vez disso, essas iniciativas começam quebrando os principais silos de TI, operações e engenharia. Essa estratégia funciona bem, principalmente para programas que estão apenas começando, ou seja, ainda possuem menos recursos que uma única equipe de engenharia pode manter. À medida que o software cresce em tamanho (principalmente no número de funcionalidades), o número de pessoas envolvidas e a complexidade da solução crescem proporcionalmente.
Nesse caso, reunir as equipes de engenharia e operações não é mais eficaz pelos seguintes motivos:
Mesmo quando envolvidos ativamente no dia a dia das equipes das engenharias, os números de profissional que tem essas características é inversamente proporcional ao número de engenheiros que produzem software. Como tal, eles se tornam gargalos na entrega de novos recursos, pois exigem participação ativa em momentos críticos no design de novas soluções; devido à sobrecarga de manutenção das pilhas de tecnologia existentes, a introdução de nova soluçao de T,I pode-se torna operações de produtos arriscadas, dependendo da capacidade humana.
suporte; inevitavelmente, as soluções digitais aumentarão os tamanhos e complexidade. Autenticaçãos e autorizaçoes, CI/CD pads, estratégias automatizadas de lançamento de software, plataformas de observabilidade, atualizações contínuas do componente de infraestruturas, plataformas de execuçoes de teste de estresse e serao exemplo de recursos globais. Uma organização em que todas as equipes de engenharia precisam lidar com esses problemas individualmentes poderá se torna proibitivas em termo de custos e eficiência.
Operações de plataforma é uma operação que mantém o equilíbrio ideal de autonomia entre as equipes de engenharia, com as melhores práticas para operar a infraestrutura local. em escala. Os objetivos é cria acelerador pra que as equipes usem práticas modernas de engenharia de software e automação dentro de um modelo comum (como uma plataforma).
O termo pode ser facilmente associado a equipes especializadas na implantação e gerenciamento do Kubernetes, que também é uma plataforma especializada em orquestração de contêineres. No entanto, não se limita à orquestração de contêineres, mas inclui todos e quaisquer recursos que aceleram as equipes de entrega e agregam valor ao produto final envolvido, e está disponível como um recurso comum e fácil de usar. Como o DevOps é sobre mudança cultural e a maneira como as empresas são organizadas e operadas, é compreensível que o Platform Ops seja uma maneira de dimensionar o DevOps, especialmente se os produtos digitais precisarem ser dimensionados.
fonte: olhardigital.com.br