Descoberta impressão digital da primeira estrela do universo
4 de maio de 2023Pesquisadores fizeram uma descoberta revolucionária ao descobrir as “impressões digitais” deixadas pelas primeiras estrelas que explodiram no universo.
Usando o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, identificadas três nuvens de gás distantes que contêm composições químicas consistentes com as primeiras explosões estelares.
Depois que o universo criado, levou de 200 a 300 anos para que as primeiras estrelas aparecessem. Eles se originam de nuvens de gás e poeira cósmica que se condensaram com o tempo. Essas estrelas eram diferentes das que observamos hoje, pois eram massivas, brilhantes e quentes. Eles provavelmente desempenharam um papel importante na formação de galáxias.
Pois ma impressão mostrando uma nuvem de gás remota composta por vários elementos químicos.
O documento impresso mostra uma nuvem distante de gás contendo uma variedade de diferentes elementos químicos.
O crédito da fonte vai para ESO/L. Calçada e M. Kornmesser pelas contribuições ao campo da exploração espacial.
As primeiras estrelas não eram complicadas, feitas de elementos básicos como hidrogênio e hélio, e tinham vida curta. Quando explodem em poderosas supernovas, fazem com que elementos pesados se infiltrem no gás vizinho, permitindo a formação de gerações subseqüentes de estrelas.
Embora a estrela original tenha desaparecido há muito tempo, seu estudo continua sendo um desafio. Para encontrar evidências dessas estrelas antigas, os pesquisadores procuraram nuvens distantes de gás deficiente em ferro e rico em outros elementos.
- fonte: tecmundo.com