É seguro usar aplicativos como WhatsApp GB e NS WhatsApp?

É seguro usar aplicativos como WhatsApp GB e NS WhatsApp?

6 de setembro de 2021 0 Por MasterYa

Embora seja o aplicativo de chat mais popular do Brasil, ainda existem algumas lacunas entre o WhatsApp e seus concorrentes em termos de recursos adicionais. Por causa disso, muitas pessoas procuram versões modificadas ou “alternativas” de aplicativos que fornecem coisas novas.

Mas há algum perigo em usar essas soluções? Eles podem quebrar a criptografia e acessar nossos dados? Ou, pior, controlar seu perfil e enviar mensagens em seu nome?

Em uma busca rápida na loja não oficial do Android, você pode encontrar várias ofertas de programas que prometem adicionar novos adesivos animados, configurar respostas automáticas, adicionar várias contas para cada dispositivo, gerenciar mídia e uma dúzia de outros recursos.

O empresário Pedro de Almeida, 37 anos, diz que já recorreu a essas versões para poder manter mais de um número no celular. “Antes de existir o WhatsApp Business, não havia outra forma de ter um número pessoal e outro empresarial, por isso a gente precisava recorrer a essas ‘gambiarras’ para rodar duas versões diferentes”, explica.

As modificações mais populares para aplicativos de chat incluem GBWhatsApp, WhatsApp Plus, WhatsApp Aero e WhatsApp Transparent, todos aparentemente não autorizados pelo Facebook. Portanto, os aplicativos só podem ser encontrados em repositórios alternativos – sem App Store ou Play Store – ou diretamente no site do desenvolvedor: você faz o download do arquivo APK e instala-o manualmente em seu dispositivo.

De modo geral, esses aplicativos exigem que você faça backup antes da instalação para evitar perda de dados e garantir a migração, afinal, não há integração entre o programa oficial e a cópia. Mas por que usar essas versões piratas? A resposta é simples: execute funções não nativas do WhatsApp.

Por exemplo, o WhatsApp Plus tem vantagens que o “primo rico” não tem, como suporte para envio de fotos com qualidade original (sem compressão automática do WhatsApp), envio de arquivos grandes (sem limite de 100 MB), ocultação do tique azul, mesmo que o mensagem já é Lida, oculte as informações do evento (não exiba “gravação de áudio” ou “digitação”) e defina o modo “avião” apenas para o aplicativo.

Fontes: canaltech.com.br