Facebook anuncia projeto que vai treinar inteligência artificial para entender vídeos
27 de outubro de 2021O Facebook anunciou nesta sexta-feira (12) que está trabalhando em um projeto que vai treinar seu sistema de inteligência artificial (IA) para entender o áudio, o texto e a representação visual dos vídeos.
A empresa usará conteúdo postado publicamente por seus usuários no Facebook e Instagram, e a rede também pertence à empresa de Mark Zuckerberg.
“Ao aprender vídeos abrangendo quase todos os países e centenas de idiomas, este projeto não só nos ajudará a melhorar o sistema central de inteligência artificial para recomendação de conteúdo e aplicação de políticas, mas também trará uma experiência totalmente nova”, disse um comunicado.
A empresa afirmou ainda que este é mais um passo para construir uma máquina que “aprende como um ser humano” a partir de exemplos.
O sistema de inteligência artificial é treinado a partir de um banco de dados contendo uma grande quantidade de conteúdo.
A partir deles, a máquina entrará em contato com vários exemplos para resolver um determinado problema (como a identificação de um gato), e esse processo costuma ser censurado por humanos.
Com milhões de posts postados diariamente por usuários em todo o mundo, o Facebook terá uma ampla base para seu uso, o que permitirá um progresso mais flexível em comparação com concorrentes menores.
“Construir uma inteligência artificial que aprende com vídeos disponíveis publicamente nos ajudará a criar máquinas que analisam melhor imagens e sons não selecionados do mundo real – não apenas como um conjunto de dados muito menor, selecionado manualmente, parte do exemplo”, disse o Facebook.
A empresa espera que a tecnologia possa gerar legendas automáticas para vídeos e até criar mecanismos de busca avançados.
Num exemplo dado pela empresa, a gravação de vídeos com os óculos inteligentes deve “tornar-se cada vez mais normal”, uma ferramenta que permite relembrar momentos específicos “da memória digital”.
Em setembro do ano passado, a empresa anunciou seu projeto de “óculos inteligentes”, que pode ser lançado em 2021 em cooperação com a marca Ray-Ban.
Fontes: vidacelular.com.br