Facebook não protege eleições no Brasil, diz Francis Haugen
6 de julho de 2022A ex-funcionária do Facebook Frances Haugen, que vazou documentos internos da rede social e acusou a empresa de lucrar em detrimento da segurança do usuário, esteve em Brasília nesta terça-feira para uma audiência pública na Câmara dos Deputados (5).
Foi realizada uma reunião com as deputadas Federais Taliria Petrone (PSOL-RJ) e Natália Bonavides (PT-RN), além da representante da Network Alliance Rights Bia Barbosa e da coordenadora sênior de campanha da Avaaz, Laura Moraes. O objetivo da audiência é discutir o papel do Facebook na disseminação de desinformação e desinformação online.
Representantes da plataforma Meta também foram convidados, mas não compareceram. Durante a reunião, Haugen falou sobre os novos regulamentos da UE que regulam a grande tecnologia. “Não devemos esperar que apenas a Europa faça as perguntas relevantes.
Devemos esperar que os brasileiros façam suas próprias perguntas”, disse ele. Frances Haugen ressaltou que as ações do Facebook mostraram uma falta de respeito ao processo eleitoral brasileiro, como não responder perguntas simples como quantos moderadores da plataforma trabalham em português.
“O Brasil deveria saber quanto esforço o Facebook colocou em moderação ou segurança, e quão justo é moderar conteúdo em português versus inglês”. O resultado dessas ações faz com que os brasileiros dependem das ferramentas do Meta para se manterem juntas e informadas, o que pode ser perigoso para a população.
fonte : olhardigital.com.br