Hackers alegam ter roubado dados de até 1 bilhão de pessoas na China

Hackers alegam ter roubado dados de até 1 bilhão de pessoas na China

5 de julho de 2022 Off Por MasterYa

Um hacker alega ter roubado os dados privados de mais de 1 bilhão de chineses que pode ser um dos maiores golpes de segurança cibernética da história, dizem especialistas. O atacante, apelidado de “China Dan”, anunciou na semana passada no fórum de hackers Breach Forums que vendeu 23 terabytes de dados confidenciais por 10 bitcoins – cerca de R$ 1,1 milhão a preços atuais de mercado.

Os dados foram supostamente roubados do banco de dados do Departamento de Polícia de Xangai. Nem a polícia de Xangai nem a Administração do Ciberespaço da China comentaram o assunto. No entanto, o vazamento veio à tona na noite de domingo (3).

As informações obtidas pelos hackers incluíam nomes de pessoas, endereços, locais de nascimento, números de identidade e telefone e antecedentes criminais, segundo o The Wall Street Journal, que obteve uma pequena parte dos dados.

Changpeng Zhao, fundador e CEO da exchange de criptomoedas Binance, twittou que a unidade de inteligência da empresa detectou 1 bilhão de registros chineses sendo vendidos na dark web. O executivo disse que o vazamento se deve a “um bug na implantação do Elasticsearch por uma agência governamental”. O Elasticsearch é um mecanismo de pesquisa aberto atualmente oferecido como um serviço gerenciado pela AWS.

“Isso tem implicações para detecção e prevenção de hackers, números de telefones celulares usados ​​para obter contas, etc. É importante que todas as plataformas melhorem suas medidas de segurança nesta área. A Binance melhorou as medidas de segurança para usuários potencialmente afetados.

fonte : olhardigital.com.br