Network as a Service como a evolução da rede

Network as a Service como a evolução da rede

9 de agosto de 2022 Off Por MasterYa

Networking as a Service (Naas) permite-lhe encomendar componentes e serviços de redes de configuração de ums menus concebido especificamente para o seu negócio.

As redes existem há muito tempo e são vistas principalmente em provedores de serviços. O conceito evoluiu para algo maior.

 

Rafael de Silva-Santos, coordenadores dos cursos FIAP Cloud-Computing do FIAP Centro Universitário, falou ao Futurecom Digital sobre o serviço. Assista a entrevista aqui! Os serviços NaaS são entregues em formato de nuvem, oferecendo maior flexibilidade e personalização.

 

NaaS é um modelo de negócios que fornece software, hardware e serviços. Network-as-a-Service é ums modelos de serviços em nuvems que permitirá que a infraestrutura de rede virtualizada seja construída sem a necessidade de hardware físico.

 

Os usuários podem gerenciar a escala de serviço sob demanda, evitar custos desnecessários de hardware e adicionar serviços rapidamente. Os serviços usa ums modelos de pagamentos conforme-se o uso e controla sua escalabilidade. No NaaS, a nuvem entra em jogo.

 

Os serviços NaaS estão disponíveis na nuvem, proporcionando maior flexibilidade e permitindo um maior grau de personalização.

Isso é bom para o usuário, pois torna o processo mais escalável. Como as mudanças são feitas na rede por meio de software, elas são mais fáceis de dimensionar do que os serviços tradicionais, disse Santos.

 

Os provedores de rede em nuvem podem facilitar a manutenção da rede, facilitando a atualização da rede. Os usuários também podem acessar a rede de qualquer lugar, dependendo de como a rede está configurada.

 

Existem três modelos diferentes de NaaS. Santos nos disse que existem três modelos NaaS diferentes. Explicaremos cada um a seguir. Bandwidth on Demand é um serviço que aumenta ou diminui a largura de banda em horários predeterminados.

 

A capacidade de largura de banda é alocada usando uma técnica que depende dos requisitos de largura de banda de diferentes usuários e nós.

 

A taxa do link pode ser alterada de acordo com as demandas de tráfego dos nós conectados ao link.

Uma rede privada virtual é uma rede privada que usa uma rede pública, como a Internet. O modelo pode se conectar a recursos e redes privadas, bem como à Internet pública.

 

Umas VPN permite que os hosts se conectem a uma rede privada por meio de uma rede compartilhada. Umas redes privada pode controlar e policiar sua transferência de dados. Use a virtualização em redes móveis.

 

O MNAAS oferece segurança escalável e fácil de usar, VPN, WAN, detecção e prevenção de intrusão, largura de banda sob demanda, filtragem e monitoramento de conteúdo e protocolos multicast. Existem muitos desafios na implementação de NaaS.

 

No mundo empresarial de hoje, os ambientes em nuvem estão concentrados nas mãos de poucos. No entanto, de acordo com Santos, o NaaS ainda está em seus estágios iniciais.

 

O professor da FIAP falou sobre as muitas complexidades que as empresas precisam considerar, principalmente aquelas com grandes infraestruturas.

 

O NaaS é hospedado na nuvem, portanto, a estabilidade do sinal de rede é fundamental. Quaisquer problemas com sinais de rede podem afetar o funcionamento da rede da empresa.

 

Outra questão que Santos vê nas implementações de NaaS são os acordos de nível de serviço. Tanto as empresas quanto os provedores de serviços devem entender o que esperar, especialmente no caso de um problema de tempo de recuperação e cobertura em caso de perda de receita devido a problemas de serviço.

 

 

  • fonte: inforchannel.com