Quer usar o 5G Standalone da Claro? você tem que mudar seu plano
2 de julho de 2022A Claro divulgou os primeiros detalhes sobre seu lançamento 5G. excelente! Comunicação confusa: as operadoras dizem aos clientes que não precisam mudar os planos para usar a Gen 5, mas… esse não é o caso. É preciso mudar o plano de acesso para 5G Standalone, o padrão mais moderno exigido no anúncio da Anatel.
Prepare-se para ficar confuso. No geral, a Claro terá três versões do 5G: 5G DSS, que usa as mesmas frequências do 4G, mas com velocidades mais baixas e menor capacidade que o 5G com espectro dedicado; 5G NSA (Non-Standalone), que usa frequências dedicadas (5G puro) , que compartilha o núcleo de rede com 4G.
5G SA (autônomo), com frequências dedicadas (5G puro) e um núcleo de rede proprietário independente das tecnologias anteriores. Como estratégia de marketing, a Claro nomeou 5G NSA e 5G SA 5G+. É aí que a confusão se agrava: no press release, a Claro informa que “a adoção será transparente e não exigirá nenhuma alteração de contrato” para usar 5G+.
o site da Claro informa que para usar 5G SA será necessária a substituição do chip, e É necessária uma solução compatível. 5G+ é a nova marca 5G da Claro nas bandas de 3,5 GHz e 2,3 GHz (NSA e SA). Qualquer cliente com um dispositivo compatível e em uma área coberta pela tecnologia pode acessar o 5G na NSA.
Sem que altere planos ou cartões SIM. O 5G da NSA possui conectividade dupla para fornecer a melhor experiência aos consumidores finais, com altas velocidades e baixa latência para uso de smartphones. A Claro informa que alguns aparelhos, como a série Galaxy S22, ainda estão em fase de homologação para redes 5G SA, enquanto outros, como o iPhone, dependem dos próprios fabricantes para liberá-los.
fonte : tecnoblog.net