Samsung começa a produzir chips de três nanômetros antes da TSMC
1 de julho de 2022A Samsung já iniciou a produção em massa de chips de três nanômetros. Em comparação com os chips de cinco nanômetros, espera-se que a nova tecnologia de litografia baseada na arquitetura GAA (Gate-All-Around) alcance uma melhoria de desempenho de até 23%.
Curiosamente, a gigante sul-coreana lidera a TSMC como a primeira fabricante a adotar esse novo padrão. Os chips de 3 nm da Samsung são construídos na arquitetura Gate-All-Around (GAA), que permite que os transistores encolham sem comprometer sua capacidade de transportar corrente.
A tecnologia é uma evolução do padrão FinFET. A empresa afirma que os chips de três nanômetros de primeira geração oferecem várias vantagens em relação à litografia de cinco nanômetros, como desempenho até 23% melhor, consumo de energia 45% menor e uma pegada 16% menor.
Quanto à segunda geração, a Coreia do Sul revelou informações animadoras como redução de 50% no consumo de energia, aumento de desempenho de até 30% e redução de 35% na área útil. Dito isto, a Samsung parece empenhada em oferecer os melhores chips do mercado.
O desempenho deles no uso diário continua a ser visto. Atualmente, esses componentes terão como alvo a computação de ponta, mas a empresa expandiu seu foco para processadores de smartphones. Com o início da fabricação, a Samsung ultrapassa a TSMC, que só planeja adotar o novo processo no segundo semestre deste ano.
fonte : tecnoblog.net