Sistema BC ‘caça’ fundos esquecidos recebe 8.500 pedidos para recuperar 900 mil reais apesar do apagão

Sistema BC ‘caça’ fundos esquecidos recebe 8.500 pedidos para recuperar 900 mil reais apesar do apagão

7 de fevereiro de 2022 Off Por MasterYa

No total, 79 mil pessoas conseguiram acessar o Sistema de Valores a Receber, segundo levantamento

Apesar de um “apagão” no site do banco central, a autoridade monetária informou que 79 mil cidadãos conseguiram acessar o Sistema de Contas a Receber (SVR) desde segunda-feira (24).

 

Foram realizados 8.500 pedidos de devolução de recursos, totalizando R$ 900.000. A agência foi forçada a suspender o SVR no início da tarde de terça-feira para que o site do BC voltasse a funcionar.

 

“O Sistema de Contas a Receber (SVR) é amplamente aceito entre os cidadãos e tem gerado uma demanda muito maior do que o esperado. Essas demandas são um pequeno passo para o potencial da primeira fase de 3,9 bilhões de reais e 28 milhões de CPF e CNPJ. A província está trabalhando restaurar o SVR o mais rápido possível para que o dinheiro possa ser transferido para os cidadãos”, reiterou a agência.

 

O sistema permite que cidadãos e empresas verifiquem se receberam fundos “esquecidos” de bancos e outras entidades do sistema financeiro. O valor recuperado é repassado pela instituição financeira via Pix em até 12 dias úteis.

 

As consultas são feitas na página Minha Vida Financeira no site do BC, utilizando apenas o CPF ou CNPJ da empresa. Segundo o BC, as informações fornecidas no novo serviço são de responsabilidade da própria agência, mas a agência estima que haja cerca de 8 bilhões de reais em recursos neste caso.

 

Como usar a ferramenta

Os interessados ​​devem acessar a página ‘Minha Vida Financeira’ no site do BC e clicar em Valores a Receber (uma subseção desta página).

 

Clique no último item chamado “Consulta Relatório de Contas a Receber”. Em seguida, pressione “Iniciar Consulta” e insira o número do seu CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa física).

 

Em seguida, pressione “Iniciar Consulta” e insira o número do seu CPF. Após passar pelo processo de verificação digital, o sistema indicará se você tem dinheiro em dívida do banco.

 

Se você possui recebíveis, deve consultar o Registrato acessando o Registrato ou acessando o gov.br.

 

BC disse que o sistema é diferente para valores gerados por contas criadas antes de 2001. Para acessar determinadas ferramentas de busca, você deve ter o nome da instituição financeira e o número da conta de depósito.

 

 

fonte : infomoney.com.br