SpaceX lança satélite brasileiro Pion-BR1 no espaço

SpaceX lança satélite brasileiro Pion-BR1 no espaço

14 de janeiro de 2022 Off Por MasterYa

Na quinta-feira (13), a SpaceX lançou vários pedidos ao espaço em outro voo do foguete Falcon 9. A missão Transporter 3 enviou pequenos satélites de vários clientes ao redor do mundo, incluindo a startup brasileira PION Labs.

 

A PION Labs levou apenas 7 meses para desenvolver o Pion-BR1, um nanossatélite cúbico de bolso medindo apenas 125 centímetros cúbicos e pesando 200 gramas – custando R$ 500.000. O pequeno satélite transmitirá um sinal do espaço que pode ser captado por radiadores na Terra.

 

A missão Transporter-3 foi lançada às 12h25 ET da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento do Pion-BR1 é uma colaboração entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Olimpíada Brasileira de Satélites, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (OBSAT), Amsta-BR, o Latin American Space Challenge (LASC) e Federação Brasileira de Radioamadores (Labre).

 

Constelação da Pion.

“Esta é uma grande conquista para a ciência brasileira”, disse Calvin Trubiene, um dos engenheiros envolvidos no projeto, à Agência Brasil. Após o envio do primeiro satélite, a ideia era viabilizar a constelação de satélites brasileiros – Pion-BR1, ou Pionzinho como é carinhosamente chamado.

 

“A ideia de lançar o Pion-BR1 é capturar herança de voo e maturidade tecnológica para futuros satélites na constelação de Pion. Queremos pensar em soluções de monitoramento de sustentabilidade e segurança, assim como muitos players do agronegócio e conservação da Amazônia, como , No segundo momento, também estamos pensando em expandir para a América Latina”, disse Trubiene à Folha de S.Paulo.

 

 

fonte : tecmundo.com.br