TIM lança 5G ‘puro’ em Brasília e o promove para clientes pós-pagos
6 de julho de 2022A operadora pronunciou a estreia do 5g, ou rede autônoma, na cidade de Brasília. A rede móvel de próxima geração será lançada na quarta-feira, 6 de julho, após o anúncio oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo a operadora, a ativação inicial terá 100 antenas e deverá somar 50% do financiamento federal. Como a TIM informou em um relatório, o plano é expandir esse número para 164 antenas cobrindo 65% da população de Brasília nos próximos dois meses. De acordo com o cronograma da Anatel, o 5G “puro” da TIM deve chegar a outras capitais brasileiras “muito em breve”, segundo o presidente-executivo da empresa, Alberto Griselli.
O 5G da TIM será lançado amanhã nas principais regiões do Distrito Federal, como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria , Setor Industrial e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires.
A operadora prometeu ampliar a cobertura para outras áreas do DF “em breve”. A tecnologia SA ou rede autônoma fornece uma rede 100% dedicada ao 5G e, portanto, também chamada de 5G “puro”. Há também 5G NSA, ou não autônomo, que compartilha o núcleo com 4G. A TIM transmitirá 5G SA e 5G NSA na frequência de 3,5 GHz na capital federal.
Ambas as arquiteturas de rede suportam velocidades muito mais altas do que 4G. Segundo a TIM, a taxa de transferência de dados pode ser de até 100 vezes. No entanto, a latência de conexão do 5G SA é muito menor. Sendo assim considerada a melhor atualmente.
fonte : tecnoblog.net